sábado, 5 de dezembro de 2009

SEXO E RELIGIÃO- o culto fálico


O antigo calendário pagão podia ser solar, lunar ou luno- solar. Grande parte das vezes era solar- o ano seguia as estações: começava na primavaera, tinha seu apogeu no verão, declinava no outono e morria no inverno.

As estaçõs de fato trazem grandes modificações para o organismo humano, estando essas modificações em relação com as funções sexuais, como o demosntram diversas pesquisas.Observou-se que essas modificações são mais significativas em dois periodos, no equinocio da pimavera e no equinocio de outono. Algumas pesquisas admitem que na origem da espécie humana o coito se daria duas vezes por ano: na primavera e nas vindimas.
E seria portanto nesses dois periodos em que se realizavam na Antiguidade os rituias de fertilidade.

No Camboja, em abril e setembro, os homens eram tomados po um tipo de cio, chegando a matar as mulheres que se lhe recusavam. Na Nova Guiné e no centro da Africa , nessa época do ano existem verdadeiras orgias. Na Nova Bretanha as jovem eram confinadas em um quarto, mas quando soavam as trompas de caça as jovens eram liberadas para ter com os homens nos bosques.
No Peru havia uma festa no outono de seis dias e seis noites. Homens e mulheres corriam para as matas e os homens copulavam com as mulheres de que haviam conseguido se apoderar. Em Roma havia em março as Festas de Priapo e em outubro as Festas de Baco (as Bacanais).

Na Idade Media houve a Festa dos Loucos, orgia periódica autorizada pela Igreja. Houveram outras festas sexuais cristãs, quase todas por São João.- As Lascivas, celebradas na Segunda-feira de Pascoa e na de Pentecostes, tinha um carater notadamente sexual. Na França as mulheres dançavam nuas, adornadas de flores diante dos homens.

Na Russia, até o seculo XVI, houve festas com orgias na na noite da véspera de São João, adaptadas a festa pagã de Iarilo. equivalente ao Priapo greco-romano. Na Germania as jovens bailavam nuas em torno das fogueiras num grande circulo. Um jovem a arrancava e a lançava por terra e permanecia deitado a seu lado até o nascer do sol, numa tranza simbolica.

Na Babilonia, a festa de Tammuz era celebrada na epoca do solstício de verão. As Sacedotisas de Johtar, as Kadistes, prostitutas sagradas, tomavam parte essencial no festival.
No outono, na época de São Martinho, pouco antes do solstício de inverno, também haviam festas sexuais.
Os Eslavos Meridionais, durante as noites de verão e de outono, executavam danças seguidas de orgias sexuais, nas quais as jovens apareciam coroadas de flores.

Rabelais em Pantagruel, assina-la que havia mais batismos em outubro e novembro. De fato, várias comparações em diversos países chegam a dois picos, muito próximos entre si- outono e primavera.
Também é no outono e na primavera que a nutrição é maior, atinjindo um máximo de metabolismo: nas crianças ha dois máximos de crescimento- na pimavera e no outono. Dois máximos que começam entre maio e outubro e terminam nos solstícios de verão e de inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário