terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AS RELIGIÕES EUROPEIAS PRÉ-CRISTÃS- o culto greco-romano PART 3


A União Sagrada com o deus era as vezes realizada com a imagen do deus- assim como na India, por meio do Lingan de metal ou de marfim do deus Shiva.Em Roma, as donzelas sentavam-se, antes da boda, no falo de Mutunus Tutunus. Outras vezes o deus era representado por um sacerdote que o simbolizava- o jus primae noctis. As vezes porém se recorria ao chamado Rito Nasamônico- a prostituição ritual ou prostituiçao pré-nupcial- aceditando-se que o deus se misturaria aos outros homens para também ele possuir a noiva. Esse costume sobreviveu no cristianismo no costume do padre e dos convidados beijarem a noiva antes do noivo ou ainda na "Noite de Tobias".
De igual maneira, as faloforias, as farsas fasceninas e tesmoforias encontavam eco no culto roamano da Bona Dea.

Diferente dos cultos antigos o catolicismo abomina o sexo como o mal em si , como sendo o "pecado original". A sexofobia cristã resultou nos interessantes fenomenos dos EXTASES RELIGIOSOS.- "Quantas vezes- diz São Jeronimo- quando vivia eu no deserto que oferece morada aos eremitas silvestres, calcinado pelo sol ardente, me imaginava a mim mesmo entre as delícias de Roma! Busacava a soledade porque estava cheio de amargura (...) Eu, que por medo do inferno, me havia condenado a essa prisão (...) me imaginava entre os braços das moças."
Além de São Jeronimo podemos citar a respeito os Dançarinos de São guido e de São João, Santa Teresinha, SAnta Catarina ou aindaMadame Guyon.
Teresa Martins ou "Teresa de Jesus" disse: "Ah, que doce é o primeiro beijo de jesus! Na verdade, é uma beijo de amor! (...)entregome-me então a ti para sempre (...) Jesus e eu temos nos entendido largo tempo(...) sinto que nada poderia evitar meu amor pelo divino ser que me seduziu!" Ainda no tocante a isso vale mencionar as Tentações de Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário