terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AS ANTIGAS RELIGIÕES EUROPEIAS PRÉ-CRISTÃS- o culto greco-romano PART 4


Nas sociedades primitivas o deus viril sempre esta associado a deidade feminina de sua mãe. Com a passagem da caça para a agricultura a mãe de deus assumiu assumiu o caráter de deusa lunar. Istar, Asatrteia, Anaitis, Freija, Hator, Venus / Afrodite, são ao mesmo tempo deusas do amor, deusas mãe e deusas lunares por diversas vezes.
A teologia patriarcal cristãsubstituiu a DEUSA MÃE pelo Espirito Santo, cujo nome, feminino em hebreu, é neutro em grego- é também identificado com Santa Sofia, apesar da qual o gnosticismo judaico continuou considerando a Mãe de Cristo como a terceira pessoa da trindade. A relaçao entre a mãe de deus e o sexo persistiu na Igreja da Idade Media atavés dos hinos e sonetos eróticos à virgem,abundantes na literatura medieval- veja-se: O Crime do Padre Mouret,de Zola.

As grandes deusas mães também foram referidas como deusas da terra, na ideia de que a Terra é a Grande Deusa Mãedos homens. Na Grecia, Gaiaera a deusa da Terra. Como ela, abundam na Antiguidade figuaras de Deusas Mães, como Inanna (Sumeria), Cerridwen (Gales), Coutlicué (Mexico), Cibele (Turquia e Roma), Mawu (Daome), Frigga (Escandinavia), Nu kwa e kwan yn -no Japão: Kanon- (China), Afordite , Demeter e sua filha Persefane (greco-romanas); entre outras.
No Cristianismo Primitivo essas deusas foram identificadas com a Virgem Mariae também com Maria Madalena (Santa Sofia), que teria sido esposa de Jesus. Posteriormente a Igreja a transformou em postituta, mas diz o Evangelho de Felipe (um Evangelho apócrifo):
"A Sofia a quem chamam de esteril, é a mãe dos anjos. E a consorte de Cristo é Maria Madalena. O Senhor amava Maria Madalena mais do que seus discipulos e a beijava na boca muitas vezes (...) Eles Lhe perguntaram, porque o Senhor a ama mais do que a nós? O Salvador respondeu: Porque eu não amo a vos como a amo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário